Para quem procura uma alimentação mais saudável, as fritadeiras elétricas a ar, ou airfryer na versão inglesa, são o...

Como fritar sem óleo com uma fritadeira?
As fritadeiras sem óleo que cuidam da tua saúde
Para quem procura uma alimentação mais saudável, as fritadeiras elétricas a ar, ou airfryer na versão inglesa, são o eletrodoméstico a adquirir. São fritadeiras sem óleo que funcionam através da circulação de ar quente, deixando o alimento frito e crocante em poucos minutos. Para além disso, não emitem odores, são fáceis de limpar e desligam-se automaticamente.
A promessa destas fritadeiras é a preparação de alimentos mais saudáveis e a manutenção do sabor, para que voltes a comer batatas fritas, nuggets, pastéis, ou outros alimentos menos ricos nutricionalmente sem sair da linha.
Como funcionam as airfryer?
Funcionam de forma semelhante a fornos elétricos, em que uma resistência é aquecida a alta temperatura e envia calor para o alimento (até um máximo de 200º). A diferença é que estas fritadeiras elétricas possuem uma ventoinha que faz com que o ar gire a alta velocidade uniformemente sobre o alimento.
O alimento recebe um choque de calor, produzindo uma camada superficial crocante que dá o aspeto de frito, mas agora também saudável.
Assim, basta ligar a fritadeira elétrica para um pré-aquecimento e de seguida colocar o alimento e ligar o temporizador. No fim do tempo, tens o teu alimento cozinhado de forma saudável.
Funcionam mesmo sem óleo?
Sim, funcionam. As fritadeiras elétricas a ar usam a gordura do próprio alimento para cozinhá-lo. E no caso de estares a cozinhar alimentos congelados que compras embalados, estes trazem sempre uma quantidade de gordura já adicionada para a conservação, o que faz com que não seja necessário acrescentar nenhuma gordura.
No caso de alimentos que não possuam qualquer gordura, como por exemplo batatas cortadas em casa ou carne magra, é aconselhado colocar um fio de azeite se quiseres garantir que o alimento fica crocante. No entanto, fica completamente à tua escolha e, lembra-te, mesmo que optes por colocar um fio de azeite, a maior parte das marcas refere a utilização de menos 80% de gordura quando se utiliza uma airfryer.
Vantagens das airfryer
Estas fritadeiras elétricas a ar desligam-se automaticamente após o tempo pré-definido e algumas emitem um alarme, permitindo realizar outras tarefas enquanto os alimentos cozinham.
- Não corres o risco de queimar a comida.
- Não acumulas óleo que terias de deitar fora.
- A cozinha não fica com cheiro a fritos.
- A limpeza é muito mais simples e rápida, dado que não utilizam gordura para cozinhar.
- As fritadeiras elétricas a ar são multifunções uma vez que para além de fritarem, permitem também grelhar, assar ou cozer alimentos de forma saudável.
Desvantagens das airfryer
- Sabor não é exatamente igual ao frito em óleo.
- Submeter os alimentos a altas temperaturas (superior a 100º) pode fazê-los perder alguns nutrientes. No entanto, no caso das proteínas, o choque de calor que uma fritadeira elétrica a ar proporciona não tem impacto, não tendo qualquer prejuízo nutricional.
- Nos restantes alimentos, a fritadeira elétrica continua a ser vantajosa porque mesmo no caso dos alimentos perderem algumas das suas propriedades, evita que sejam cozinhados imersos em litros de óleo ou azeite.
Leave a comment